Ab initio


COMPUTADOR HIPOTÉTICO IPO

O IPO é um computador hipotético basedo nos modelos de computadores existentes nos anos 1960 e 1970.

IPO significa Input, Process and Output

César Luís Pinto de Almeida Garrett desenvolveu em 1973 um programa em linguagem Assembly para utilização no curso Iniciação à Programação ministrado na ESC – Empresa de Sistemas e Computadores, da Siemens/Ag (1).

O material utilizado na época para a elaboração do programafoi um livro em inglês fornecido pela IBM do Brasil.

O programa eleborado por Luís Garrett, interpretava e executava as instruções dos programas desenvolvidos pelos alunos na linguagem de programação do computador hipotético IPO.

Cada aluno recebia como resultado do seu trabalho, uma listagem com o programa escrito na linguagem do IPO e o resultado obtido no processamento do seu  programa, gerando ainda para estudo, um dump de memória.

O método facilitava o aprendizado no curso de linguagem de programação de baixo nível como o Assembly, e também nos cursos de linguagens de alto nível como o Cobol.

O livro com a publicação sobre o IPO, a listagem e os cartões com o programa escrito em Assembly, e o formulário de codificação IPO, se perderam.

Após 38 anos, Luis Garrett compila o presente trabalho, aliando os recursos e o enorme acervo de imagens e documentação disponível na Web, resgatando assim, um pouco da história da programação e dos computadores.


(1) Ver SIEMENS, Zeit von 1972-1978

Nota do autor

O termo ‘desde o início‘ é derivado do latim ab initio, ablativo singular do inicio.

Ab initio sintetiza o propósito do site Ipo Computer e, por conseguinte, o autor não utilizou ” About” ou “Sobre” que são comumente utilizados.

 

 

Input Process Output